A chegada de um filho é um momento de muita felicidade e emoção dentro das famílias. No entanto, principalmente para os pais de primeira viagem, pode ser um período assustador, cheio de dúvidas que junto ao cansaço não fazem bem a ninguém.

Há algumas maneiras para você se preparar e entender a melhor forma de lidar com seu bebê, mantendo uma relação saudável de muito amor e o máximo de tranquilidade possível. Os primeiros dias são os mais difíceis dessa sua nova jornada, acalmar o coração e aprender a melhor forma de agir será a atitude certa para o bem estar do seu bebê.

Para te ajudar nesses primeiros passos, preparamos esse artigo baseado nos ensinamentos da Tracy Hogg, a Encantadora de bebês. Iremos abordar os seguintes pontos:

  • Quem foi Tracy Hogg?
  • Dica 1: Respire fundo e conheça o seu bebê
  • Dica 2: Apresente a casa ao bebê
  • Dica 3: Crie uma rotina do sono
  • Dica 4: Implemente a técnica E.A.S.Y.
  • Livros que te ajudarão na relação com o bebê

Está preparado para descobrir como encantar o seu bebê e ter muito mais paz? Descubra através de nossas dicas em cada um dos tópicos a seguir…

Afinal, quem foi Tracy Hogg?

Chegar em casa com um bebê recém-nascido pode se transformar de sonhos a pesadelo para os pais que não estão preparados. Por isso que Tracy Hogg, uma mulher já com muita facilidade com os pequenos, dedicou-se a estudar as melhores formas práticas de encantar bebês e consequentemente manter uma boa relação.

Tracy Hogg era uma enfermeira que se especializou em cuidados infantis, passou seus últimos anos auxiliando pais iniciantes junto aos seus bebês e ainda publicou 3 livros junto com a jornalista Melinda Blau.

Os livros se tornaram best sellers e Tracy muito famosa nos Estados Unidos, passando a ser conhecida como A Encantadora de Bebês. Ela deixou em seus livros desde ensinamentos que aprendeu com sua avó, até seus estudos e experiências no hospital em que trabalhou.

Agora que você já conheceu um pouquinho da nossa mentora, vamos conhecer algumas das suas dicas?

Dica 1: Respire fundo e conheça o seu bebê

A chegada do bebê é a etapa em que muitos pais se olham e literalmente não sabem o que fazer. Para muitos bate um desespero, uma preocupação de que não irão conseguir ou que algo está errado.

É nesse momento que você deverá parar, respirar fundo, ter muita calma para então ver a melhor forma de agir. Tensão e pressa não te ajudarão a cuidar do seu bebê, agora tranquilidade e muito carinho vão.

Essa é uma das dicas que Tracy passa no começo do seu primeiro livro, não tem nada de errado em você sair um pouco de perto do bebê e respirar bem fundo. A partir daí você poderá passar para a etapa de conhecer o seu bebê.

Você não tem como prever se o seu recém-nascido será tranquilo ou agitado, bebês são pessoas como nós e apesar de não ser algo definitivo eles já tem a própria personalidade. Use essa chegada para observar, conhecer bem como é o seu recém-nascido e então encontrar a melhor forma de lidar com ele nas mais diversas situações.

Dica 2: Apresente a casa ao bebê

Outra dica interessante para o momento da chegada do seu recém-nascido é apresentar a sua casa ao bebê. Para muitos pode até parecer bobo, mas é um novo integrante que ainda não conhece o ambiente.

O recém-nascido quando chega da maternidade passará por um período de adaptação, poderá levar alguns dias, algumas semanas e até alguns meses. Essa etapa de apresentar a casa e dialogar irá auxiliar muito nessa adaptação do bebê.

Se você tiver pets em casa, essa preparação deverá começar ainda antes da chegada da criança, trazendo fraldas, paninhos, itens que tenham o cheiro dela e colocando perto do pet para que ele se acostume.

Muita calma, conhecer o bebê, apresentar a casa, adaptar o pet…

Será que tem mais dicas para encantar seu filho? Descubra agora mesmo…

Dica 3: Crie uma rotina do sono

O sono é uma das partes mais difíceis tanto para o bebê quanto para a família. Por isso entre suas dicas, Tracy fala muito sobre desenvolver uma rotina com a criança, desde recém-nascido mesmo.

É claro que as primeiras semanas não serão fáceis, mas quanto mais você focar em sua rotina agora, menos terá que se preocupar depois. Uma criança sem rotina acordará mais vezes do que uma que já esteja acostumada.

Além de ser muito bom para o seu bebê, já que um sono tranquilo ajuda em diversos aspectos, também será bom para você que terá o seu momento de descanso.

Quer ver uma técnica para implementar um momento ideal do soninho? Veja na próxima dica!

Dica 4: Implemente a técnica E.A.S.Y.

Em seus livros Tracy ensina a técnica easy, que significa fácil em português. A sigla traz as seguintes ações:

  • E = eating – comer
  • A = activity – atividade
  • S = sleeping – dormir
  • Y = you – você

A primeira coisa deverá ser comer, a hora do mamar, quando o recém nascido está mais disposto. Depois vem a hora da atividade, no início só o trocar de fralda pode ser considerado a atividade pois cansa o bebê.

Conforme a criança vai crescendo as atividades vão se diversificando. Passou a atividade é a hora da soneca, lembre-se de tentar deixar a criança dormir sozinha no berço, quanto mais independente o recém-nascido for, melhor!

Enquanto a criança dorme chega a sua vez, é o seu momento de descansar ou fazer a atividade que precisar sem estar preocupada com o baby. Quando seu filho acordar a rotina começa toda de novo.

Gostou das dicas da Tracy e quer conhecer mais as suas ideias? Conheça seus livros no próximo tópico!

Livros que te ajudarão na relação com o bebê

Como você pode notar através das nossas 4 dicas, Tracy Hogg era alguém que realmente entende sobre os recém-nascidos e a melhor forma de lidar com eles. Por isso separamos aqui os três livros dela, afinal, conhecimento nunca é demais não é mesmo?

Os Segredos de uma Encantadora de Bebês – Tracy Hogg

“Um livro prático repleto de programas de educação que ajudam os pais a lidar com seu bebê respeitando seus horários e suas vontades. Com Os Segredos de uma Encantadora de Bebês você aprenderá a reconhecer os sinais de seu bebê decifrando do que ele precisa, nutrindo assim suas necessidades com rapidez! Não perca mais noites em claro tentando acalmar seu bebê!”

A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas

“O livro “Encantadora de Bebês Resolve Todos os seus Problemas” de Tracy Hogg, ensina como os pais devem agir com os seus filhos, desde as primeiras semanas de vida até os primeiros anos da infância. Apresenta técnicas que, além de facilitar o dia-a-dia dos pais de primeira viagem, acalmam os bebês e esclarecem dúvidas sobre a criação de crianças pequenas. Depois de lidar com mais de 5 mil crianças, neste livro Tracy ensina, de forma bem- humorada, a administrar ataques de cólicas, saber se a criança comeu o suficiente, por que o bebê não dorme direito, entre outras questões que afligem os pais. Além disso, ajuda a elaborar métodos para fazer com que os pequenos adquiram padrões regulares de sono, comecem a treinar o uso do vaso sanitário e evitem más-criações.”

Mais Segredos da Encantadora de Bebês

“Complementando os outros dois grandes sucessos da autora (“Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês” e “A Encantadora de Bebês Resolve Todos os seus Problemas”), este guia eficaz e comprovado por pais do mundo inteiro é uma obra indispensável para todos aqueles que querem descobrir como “encantar” o seu bebê, agora já crescidinho – pois está começando a andar, e até mesmo correr -, e estabelecer um relacionamento mais recompensador e relaxante com ele.”

Conclusão

Como lhe mostramos através das nossas 4 dicas de como ter uma relação saudável com seu bebê, pode não ser fácil no início, mas também não é impossível. É importante que você lembre que ninguém é perfeito. Busque adaptar as técnicas conforme a sua realidade.

Ame o seu filho como alguém que você gerou e ainda cuidará por muito tempo. Tenha em mente que precisará buscar maneiras eficientes a longo prazo para ter uma rotina leve e saudável.

Gostou das nossas dicas? Não esqueça de compartilhar com as mamães de primeira viagem!

Receba as novidades

No spam guarantee.

2 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *