tirar a fralda

Até que idade colocar fralda no meu filho? Como saber se é a hora certa? Como ensinar a usar o banheiro? O que fazer para evitar acidentes? 

Toda a mamãe teve alguma dessas dúvidas quando o filho era pequeno, as de primeira viagem mais ainda. Não há problema algum em não saber as respostas, estamos aqui para te ajudar!

Os bebês chegam na casa chacoalhando tudo, quando achamos que aprendemos a lidar com aquela idade, vem uma nova fase de desenvolvimento. Não existem regras ou manual de instruções que resolvam tudo, mas existem dicas para deixar essas etapas mais fáceis.

Por isso preparamos esse artigo onde tiraremos diversas dúvidas sobre o desfralde da criança, incluindo as seguintes perguntas:

  • Como saber se é a hora de tirar as fraldas?
  • Como preparar a criança para usar o banheiro?
  • Como começar o potty training com meu filho?
  • Que acessórios podem ajudar nesse processo?
  • O que fazer quando houver “acidentes”?
  • O que fazer se a criança já vai para a creche?
  • Como ensinar a usar o banheiro fora de casa?
  • E quanto a noite, como fazer?

Vamos começar? Preste bem atenção em cada um dos nossos tópicos abaixo!

Como saber se é a hora de tirar as fraldas?

Decidir tirar a fralda da criança antes de ela realmente estar pronta pode se tornar um pesadelo. É uma situação estressante tanto para a criança quanto para você mesma.

Pode haver birras, milhares de acidentes, muito choro e toda aquela pressão que não ajuda em nada…

O jeito de evitar isso é começar a treinar a criança somente quando ela realmente estiver preparada. Você pode saber se o seu filho está pronto observando diversos sinais diferentes no dia a dia. Veja alguns deles a seguir:

  • Seu pequeno está demonstrando muito interesse no banheiro;
  • Ele começou a te avisar quando precisa ir ou quer trocar a fralda logo depois de fazer as necessidades;
  • A criança está ficando pelo menos 2 horas com a fralda limpa, até mesmo depois da soneca;
  • Seu filho consegue seguir instruções simples como ir até o banheiro e sentar;
  • Ele está mais falante e curioso sobre o banheiro;
  • Quer utilizar cueca ou calcinha, como um menino ou menina grande:
  • Possui expressões faciais e corporais sempre que vai fazer algo na fralda.

Esses são alguns sinais muito comuns que acontecem com crianças nessa fase, quando elas já podem tirar a fralda e começar a usar o banheiro. São pequenas coisas comuns, mas não são regras. A criança não precisa necessariamente demonstrar todos de uma vez para estar pronta. Só é preciso respeitar o tempo da criança caso perceba que ainda não seja o momento certo.

Nós sabemos que para os pais o melhor é tirar a fralda o quanto antes devido aos gastos e trabalho de estar trocando o filho diversas vezes ao dia. Só que esse é um processo que depende de diversas habilidades ao mesmo tempo e pode ser muito difícil e assustador para o seu pequeno.

Normalmente as crianças não estão prontas para isso antes dos dois anos e algumas podem esperar até 3 anos e meio para aprenderem. Por isso é essencial ter muita paciência e não colocar muita pressão sobre usar o banheiro. Afinal, cada criança é diferente e tem um tempo diferente para o seu desenvolvimento.

Seu filho está demonstrando diversos sinais, está na idade adequada e você quer começar a ensinar a usar o banheiro? Veja a seguir como fazer a preparação do seu pequeno!

Como preparar a criança para usar o banheiro?

O processo de potty training, desfralde, pode levar um final de semana ou meses. Por isso, a primeira coisa de tudo é ter paciência e saber que cada criança tem o seu tempo. É preciso começar o processo com calma, sem pressa ou pressão em cima do seu bem mais precioso.

Assim como as crianças tem tempos diferentes, é comum você escutar mil e uma histórias de maneiras diferentes de desfralde que outras mães aplicaram. É importante não ficar comparando muito com o tempo ou o método, já que há diversos fatores que podem influenciar o momento de tirar as fraldas do bebê.

O primeiro passo que nós recomendamos para ensinar o seu filho a usar o banheiro é prepará-lo. Deixar a criança confortável com a ideia, incentivar o interesse e a vontade da criança de dar esse passo.

Veja algumas maneiras de fazer essa preparação com o seu filho:

  • Inicie conversas sobre a ida ao banheiro, sempre sendo positiva, tire as dúvidas da criança e trate como uma “coisa de gente grande”. Pequenas conversas e incentivos do tipo podem fazer a criança querer ir ao banheiro, ao invés de dizer muitos “nãos” como muito acontece no início do desfralde;
  • Se possível, escolha um penico juntos, apresente, converse sobre, sem necessariamente estar no banheiro;
  • Escolha um lugar da casa e deixe a criança se familiarizar com o penico, explorar e até mesmo brincar. Você pode até mesmo falar que é algo especial, que só a criança pode usar;
  • Ensine palavras necessárias para a comunicação como “preciso ir no banheiro” ou “tenho que fazer xixi” e outras expressões do tipo, que talvez a criança ainda não saiba;
  • Preste muita atenção na alimentação da criança, de preferência com bastante fibra e água, já que constipação pode deixar o processo de usar o banheiro ainda mais difícil;
  • Quando o seu filho fizer a evacuação na fralda, coloque as fezes no vaso sanitário. Explique para a criança o motivo, que ali é o lugar e incentive a puxar a descarga. Fazendo uma contagem a criança pode se divertir muito;
  • Cuidado com as roupas que a criança está utilizando. Opte sempre por opções fáceis de manusear, que ela consiga tirar e botar sozinha. Como calças de elástico, vestidos e saias.

Há alguns pais que ainda optam por um período em que a criança fique sem calças. Assim ela aprende a reconhecer os sinais do seu corpo e correr para o banheiro quando necessário

Como já comentamos aqui, não existe um manual, um jeito certo de fazer o desfralde. Existe o que funciona, ou não, para o seu filho.

Já conversou e fez o máximo possível para preparar a criança? Então vamos para a parte prática!

Como começar o potty training com meu filho?

O processo de ensinar a criança ir ao banheiro pode variar muito, mas é sempre bom pegar umas dicas, não? 

Nossa sugestão é que seja algo gradual, que a criança vá explorando e se sentindo confortável com a ideia, sem qualquer pressão ou obrigação. A sua ajuda para um desfralde tranquilo é crucial, pensando nisso preparamos algumas dicas para fazê-lo de maneira bem positiva:

  • Escolha ou deixe a criança escolher um local para o penico. Pode ser até mesmo na sala, pertinho dos brinquedos. Algumas crianças tem medo do vaso sanitário e do barulho da descarga, então pode não ser o melhor local para começar. Com o tempo você pode ir deixando cada vez mais perto do banheiro, até a criança começar a usar o vaso sanitário normalmente;
  • A fralda, mesmo que seja de abaixar e levantar, pode ser difícil para a criança tirar e colocar. Por isso, uma boa opção é começar a utilizar cueca/calcinha, pelo menos quando estão em casa. Existem até mesmo algumas opções para as crianças que estão nessa fase, tendo maior absorção e um pouco mais parecida com as fraldas. Já o uso da fralda pode ser só para sair ou dormir;
  • Seja paciente, esse precisa ser um mantra para praticamente toda a criança dos seus filhos. Fale de formas diferentes, escute seu filho e se esforce para não acabar perdendo a cabeça sem necessidade;
  • Criar uma rotina é um para todo mundo, com as crianças entre 2 e 5 anos de idade é uma necessidade. Assim vocês conseguem seguir com o dia com muito mais tranquilidade, vocês terão hábitos e padrões que facilitaram a fase de tirar a fralda do bebê;
  • Seja consistente, se você escolheu por uma maneira de ação mantenha isso. Não peça para a criança fazer algo de um jeito agora e de outro mais tarde. Eles precisam dessa consistência, dessa repetição, para aprender bem;
  • Sempre que perceber sinais de que a criança precisa ir ao banheiro, incentive a usar o penico. Não precisa obrigar seu filho, mas dê essa opção;
  • Leve a criança ao banheiro sempre que forem mudar de atividades como comer, assistir algo, ir para a escola, brincar ou tirar a soneca;
  • Não repreenda a criança em casos de acidentes, seu pequeno está aprendendo e precisa de tempo;
  • Deixe o momento de sentar no penico/vaso sanitário mais divertido com livros e canções, quem sabe até contação de histórias!

Viu só como tem coisas bem simples que você pode fazer? Transformar esse aprendizado em algo divertido e “de gente grande” pode facilitar muito o seu trabalho. Irá deixar o seu filho mais tranquilo e feliz, além de mais disposto a ir ao banheiro. Já que torna-se uma brincadeira e não algo maçante que ele tem que fazer, quer queira ou não.

Que acessórios podem ajudar nesse processo?

Há diversos acessórios que podem ajudar tanto de maneira mais prática, quanto no incentivo à criança. Como o penico, roupas íntimas e calças de treinamento ou um banquinho e adaptação de assento para que a criança possa usar o vaso sanitário.

Outra coisa são quadros e adesivos que você pode recompensar o pequeno a cada vez que ele usa o banheiro.

O que fazer quando houver “acidentes”?

É comum que a criança tenha acidentes, faça xixi na roupa, mesmo após o desfralde. Em momentos de transição, estressantes para a criança isso pode ser ainda mais comum. Como quando a criança começa a ir para a escola ou ganha um novo irmãozinho.

O melhor é evitar tirar a fralda nesses períodos, optando por quando a rotina está mais constante e não há nenhum tipo de estresse, emoções que a criança ainda está aprendendo a lidar.

Se vocês já haviam começado a usar o banheiro e acidentes começaram a acontecer, tente entender os motivos. Converse com a criança, mas não a repreenda. Seja compreensiva e assegure que está tudo bem, acidentes acontecem.

E quanto a escola, como lidar com o desfralde? 

O que fazer se a criança já vai para a creche?

Se a criança já vai para a escola, usar ou não a fralda poderá afetar diretamente na rotina escolar. Por isso é essencial que você mantenha uma comunicação constante com as professoras.

Você pode pedir que levem-o mais vezes ao banheiro, que fale quando o coleguinha está indo e todo esse incentivo que ajuda muito. Agora, espere até a criança já estar acostumada antes de mandar sem fralda para a escola.

Já que lá a atenção não é completa para ela e pode ser ainda menos positivo em caso de acidente na frente de outras crianças.

E quanto a passeios?

Como ensinar a usar o banheiro fora de casa?

No início você pode continuar utilizando a fralda quando sair de casa, até que você perceba que a criança passou longos períodos sem molhar a fralda. Depois disso você pode buscar acessórios, como um suporte de assento, que deixa o vaso sanitário do tamanho certo para o pequeno.

Lembrando sempre de conversar e explicar que funciona igual o de casa, não precisa ter medo de ir ao banheiro.

E quanto a noite, como fazer?

Normalmente se leva um tempo maior para tirar as fraldas durante o sono. Até crianças maiores algumas vezes tem acidentes molhando a cama. O que você pode sempre fazer é levar a criança ao banheiro logo antes de dormir e ao acordar.

Assim você observa quando a criança começar a ter sempre a fralda seca, é o momento de tirar a fralda para dormir da criança.

Conclusão

Esse artigo trouxe diversas dicas para preparar e para ensinar a criança a usar o banheiro. Tornar o processo de tirar a fralda, desfralde, muito mais natural e divertido, leve tanto para a criança quanto para a família.

Além disso, ressaltamos pontos que sempre falamos aqui no blog: é preciso ter muita paciência, cada criança é diferente e possui um tempo diferente para aprendizagem e desenvolvimento. Deu certo? Volte aqui no artigo para contar a sua experiência e ajudar outras mamães no processo de tirar a fralda do bebê!

Você também pode gostar de ler o seguinte:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *