A chegada de um bebê vem com milhares de preocupações e planos, entre eles o tão sonhado quartinho. Nele o bebê passará a maior parte do seu tempo. Tirará suas sonecas e deixará diversas pequenas lembranças de seus primeiros meses e anos.

Assim como qualquer coisa que envolva uma criança, principalmente um bebê recém-nascido, são necessários diversos cuidados. Montar o quarto de seu filho exige que você busque opções confortáveis, bonitas e sempre seguras.

Para te ajudar a montar o quarto do seu bebê de um jeitinho confortável e muito seguro, iremos abordar os tópicos a seguir:

  • Quais são os itens que não podem faltar para o quarto do seu bebê?
  • O que não colocar no quarto do seu pequeno?
  • O que pensar na hora de escolher o berço do bebê?
  • Quais as opções mais comuns de berços ou camas?
  • Veja algumas dicas de segurança para esse móvel…
  • Qual a importância de um kit berço?
  • O que vem em um kit berço?
  • Quais são os perigos na hora de montar ou escolher o seu kit berço?
  • Veja algumas dicas de segurança para o seu kit berço…
  • Como escolher o kit berço do seu bebê?

Pronta para aprender sobre cada um desses temas? Preste muita atenção e qualquer dúvida basta deixar nos comentários!

Quais são os itens que não podem faltar para o quarto do seu bebê?

Quando começamos a pensar no quarto do bebê é interessante você pensar qual será a educação do seu filho. Uma metodologia muito interessante e rica de conteúdos e materiais, é a Educação Montessoriana.

Certo, mas o que esse método tem haver com o quarto do meu bebê?

O quarto é um espaço em que a criança passará mais tempo e realizará as suas primeiras conquistas. Pensar na maneira que você irá organizar priorizando o desenvolvimento do seu filho é essencial.

Segundo a criadora do Método Montessori, Maria Montessori, o quarto deve ter cores neutras e com poucos objetos. Um ambiente que incentive a superação, independência e a criatividade, sem excesso de estímulos.

Então o que devo ter no quarto do meu bebê?

O quarto do seu bebê precisa de alguns itens básicos para a segurança e o conforto do pequeno. As coisas essenciais, que não podem faltar de forma alguma são:

  • Berço com um colchão confortável;
  • Capa para o colchão impermeável;
  • Protetores de berço, o famoso kit berço;
  • Trocador também impermeável;
  • Grades ou redes de proteção na varanda e janelas;
  • Cômoda com gavetas para as roupinhas e produtos de higiene do recém-nascido;
  • Cortinas para o soninho da tarde;
  • Tapetes;
  • Alguns brinquedos de acordo com a idade.

Quanto aos itens citados podemos ressaltar algumas coisas relacionando com o Método de Montessori. Caso a família estude e se aprofunde no método, aprenderá que em um quarto montessoriano ideal não há berço e sim uma cama no chão.

Além disso tapetes não podem cobrir todo o quarto, eles são ótimos para impedir que a criança fique direto no chão gelado, mas não auxiliam no equilíbrio. As crianças precisam de firmeza no chão para seus primeiros passos.

Ter poucos brinquedos no ambiente auxiliam que a criança fique muito mais focada nos que estão a disposição, brincando por mais tempo com cada um. Inclusive foram criados diversos brinquedos montessorianos que além de entreter e divertir auxiliam no desenvolvimento da criança!

Conseguiu visualizar um quarto ideal na sua mente? Então agora veja um pouco sobre o que não colocar no quarto do seu bebê!

O que não fazer no quarto do seu pequeno?

Na excitação de comprar coisas e deixar o mais lindo possível para o novo integrante da família muitas vezes são esquecidos alguns detalhes importantes. É comum que se pense no que precisa, mas não no que evitar.

Por isso nesse tópico listamos coisas que você não deve fazer ou colocar no quarto do seu filho. Cada um desses itens é pensando na praticidade de quem vai cuidar e na tranquilidade para a criança. Observe a seguir:

  • Deixar o trocador muito longe do berço. Pertinho facilita muito ao longo da rotina;
  • Exagerar nas cores. As cores são muito estímulo para o bebê, quanto mais suaves as cores, melhor;
  • Iluminação direto na criança. O recém-nascido está se adaptando ao nosso mundo. A luz direta poderá fazer mal para a visão, além de desconfortável;
  • Colocar a cama ou berço encostados na janela, as correntes de ar pegaram direto no bebê podendo deixar doente;
  • Colocar móveis apenas por decoração, pense sempre em como será a rotina com a criança. Evite itens que podem provocar acidentes ou atrapalhar a rotina;
  • Tapetes muito grossos pelo caminho, o risco de tropeçar é muito grande;
  • Fios ao alcance da criança, ás vezes nem reparamos mas é um grande risco;
  • Excesso de brinquedos e ursos de pelúcia, além de estímulo demais também pode se tornar um acúmulo de poeira.

Agora que você já aprendeu quais são os itens essenciais e o que você não deve fazer no quarto do seu bebê, quer se aprofundar um pouco mais? Nos próximos tópicos abordaremos questões sobre dois itens para o quarto seu pequeno, o berço e o kit berço…

O que pensar na hora de escolher o berço do bebê?

Hoje o que mais existem é opções diferenciadas de berços para bebês. Desde o mais simples e tradicional até o mais criativo e inovador. Na hora de escolher o berço ou a caminha você deverá pensar em diversos fatores.

O conforto, a segurança, a pedagogia que irá aplicar e para quem gosta, até se combina com a decoração. O importante é pensar que a criança irá passar muito tempo ali, além de que deverá ser prático para quem for cuidar do pequeno.

Quando você for pesquisar a parte financeira, as opções mais acessíveis será preciso pensar muito no custo benefício. A escolha do berço não poderá ser pelo mais barato, afinal, é da segurança do seu bebê que estamos falando!

Você conhece as opções de berços oferecidas no mercado? Ainda não? Veja a seguir as possibilidades que existem e encontre as que se adequam melhor ao quarto do seu bebê!

Quais as opções mais comuns de berços ou camas?

Hoje o que mais tem são opções diferenciadas de berços, para os diferentes tipos de famílias. Há berços tradicionais, berços que encaixam com a cama dos pais e até aquele para levar para lá e pra cá nos passeios dos pais.

Cada um com suas características mostraremos a seguir um pouquinho sobre as principais opções de berços hoje. Veja qual se encaixa melhor com o que você sonhou a seguir:

O berço tradicional é pequeno, possui as grades para que a criança não saia ou caia. Ele deve sempre possuir as travas de segurança e você deve evitar qualquer detalhe que possa vir a ser um perigo ao pequeno.

O berço mini cama é bem parecido com o berço tradicional, o seu grande diferencial é que as grades podem ser tiradas quando a criança crescer. Assim logo que houver possibilidade a criança já terá a sua mini cama sem que os pais gastem mais.

O berço com trocador é uma opção multifuncional, já une dois móveis essenciais para os cuidados do seu bebê. Em alguns o trocador vem com gavetas, tirando a necessidade de outros móveis para as roupinhas.

O berço balanço possui modelos mais antigos e mais modernos, ambos ajudam mais a criança a pegar no sono. O balançar do berço é muito familiar a criança, de certa forma da uma sensação de estar no colo.

O berço montessoriano é uma cama praticamente no chão, para que a criança desde cedo desenvolva a sua independência. É apoiado por diversos médicos e pedagogos, mas ainda não é muito comum no Brasil.

O berço portátil é um opção para famílias que viajam bastante ou para quando precisam deixar a criança com outra pessoa. É seguro, com preço acessível e super prático, no entanto não é muito confortável para a criança.

O berço oval, costuma ter um preço um pouco acima da média. Esse modelo combina com outros modelos, como mini cama, moisés ou portátil.

O berço moisés é aquele que vai ao lado da cama dos pais, ele é como um encaixe. Para os pequenos muito apegados que não conseguem dormir sozinhos de forma alguma é uma ótima opção.

O berço cegonha é uma opção a curto prazo, com um formato suave ele auxilia na adaptação do recém nascido ao ambiente fora do útero. Normalmente ele é utilizável apenas até os 3 meses do bebê.

Você sabe o que prestar atenção na hora da escolha do berço e também as opções disponíveis no mercado. Mas você sabe quais os cuidados você deverá ter ao escolher o berço para garantir a segurança do seu recém nascido?

Quais são as dicas de segurança para o berço do meu bebê?

Com a segurança de um ser humano tão pequeno e frágil não dá para brincar, muito menos faltar com a atenção em alguns detalhes. O berço será onde a criança irá passar mais tempo nessa primeira fase da vida.

Com tanto tempo nesse espaço é preciso garantir que diminuirá o máximo possível qualquer possibilidade de acidentes ou mesmo desconfortos. Pensando exclusivamente no berço separamos algumas dicas de segurança para te ajudar na escolha:

  • O berço não deve conter tinta, verniz ou farpas. Seus primeiros anos são marcados pelo hábito de colocar tudo na boca, o que pode gerar alergias ou machucados;
  • Caso possua grades, o vão entre cada uma deve ser de até no máximo seis centímetros. Evitando o risco do bebê colocar a cabeça e acabar se machucando ou até ficando preso.
  • A grade deve ter pelo menos 60 centímetros de altura, para que a criança não consiga escalar e cair;
  • Caso o berço tenha rodinhas é essencial que haja freios, para evitar qualquer tipo de acidente por algum impulso inadequado;
  • Brinquedos e acessórios pequenos demais devem ser sempre evitados.

A decoração é marcante para os pais com a chegada do novo integrante da família, mas acima disso deverá estar o conforto e a segurança.

Agora que você já aprendeu muito sobre os berços, vamos pensar um pouquinho sobre os itens dentro dele?

Qual a importância de um kit berço?

Diferente do que muitos pensam um kit berço não é apenas uma peça decorativa. O kit também serve para conforto e segurança do seu bebê. Tendo um berço tradicional o kit berço é um elemento importantíssimo.

Alguns itens do kit servem para impedir que o bebê coloque as perninhas ou bracinhos entre as grades do berço. Também há no kit o mosquiteiro para evitar que seu filho seja picado por insetos.

Cada um dos itens tem uma função protetora elaborada para o seu filho, sendo muito mais que apenas uma peça decorativa.

Ficou curioso sobre o kit berço? Descubra a seguir quais são cada um dos itens do kit e confirme por você mesmo o quanto ele é importante para o canto do seu bebê!

O que vem em um kit berço?

As quantidades de peças variam muito entre os kits oferecidos no mercado hoje. Por isso iremos explicar os itens mais comuns presentes. Nesse momento especial de organização e planejamento para a chegada do seu bebê, nada é melhor que conhecer todas as possibilidades.

Vamos lá…

Protetores laterais:são almofadas quadradinhas que vão dentro do berço tapando as grades. Normalmente são três, um para cada lateral e um para a cabeceira. Assim até diminui o impacto caso o bebê se mexa muito dentro do berço.

Trocador:não é regra, mas muitos kits têm esse item incluso. O trocador é muito parecido com um colchonete, é impermeável desenvolvido pensando nas trocas de fraldas necessárias nessa fase.

Tira lateral:também conhecida como saia do berço ou babado do berço é aquele item para decorar mesmo. Ela fica abaixo do colchão sobre o estrado do berço.

Edredom:como você pode imaginar seria bem difícil colocar um edredom comum dentro do berço, até um pouco sufocante para o bebê. Por isso é essencial o edredom feito para o berço, até porque criança e friagem não combinam, não é mesmo?

Jogo de berço: bem parecido com os nossos jogos de cama. Lembre-se de conferir se o lençol é com elástico para que não solte quando o bebê se mexer muito. Nesse jogo é incluído lençol, fronha e virol.

Mosquiteiro:os bebês são muito mais sensíveis que nós as picadas de insetos. O mosqueteiro é um grande aliado para proteger o seu bebê sem precisar usar veneno que pode prejudicá-lo.

Protetor de colchão:é uma capa utilizada por baixo do lençol para proteger o colchão de possíveis vazamentos das necessidades da criança. O que convenhamos, é muito comum nessa etapa da vida.

Você já conheceu os itens mais comuns de um kit berço, quer tirar mais algumas dúvidas? Continue lendo …

Quais são os perigos na hora de montar ou escolher o seu kit berço?

Como já comentamos anteriormente, o kit protetor de berço é um item que vai muito além de simples peças decorativas do quarto do seu bebê. Só que ao mesmo tempo que é um item criado para o conforto e segurança do seu pequeno, ele ainda poderá oferecer alguns riscos.

Há muitas pessoas que são contra o kit berço por acharem um item muito perigoso para a criança. A Associação Brasileira de Pediatria chegou a se posicionar na internet contra alguns itens do berço.

Em suas publicações explicaram que almofadas muito fofas podem ser um fator de risco se o bebê se mexer durante o sono, ficar sufocado e não conseguir sair. Além disso dependendo do material e da limpeza pode acabar trazendo uma alergia ao bebê.

Para escolher e montar o seu kit berço no canto do seu bebê você precisará escolher com calma, equilibrando os diversos fatores que já falamos, o preço, a sua decoração e algumas questões de segurança que virão a seguir.

As notas da ABP, Associação Brasileira de Pediatria, fazem todo o sentido quando você reflete bem. No entanto, não são itens impossíveis de adaptar. Com bom senso e cuidado é possível ter um kit berço completo, sem que coloque o seu filho em risco.

Está curioso para saber como fazer isso? O próximo tópico estará cheio de dicas de segurança para você aplicar!

Quais são as dicas de segurança para o seu kit berço?

Um dos momentos mais emocionantes para a família é quando montam o enxoval do bebê. Aquela decoração fofa, as emoções à flor da pele e a ansiedade fazem parte desse momento.

Mesmo sendo uma etapa cheia de emoções é preciso decidir com clareza, pensando sempre nos prós e contras. Muito acima de um quarto bonito deverá estar o conforto e a segurança do seu recém nascido.

Para que você entenda detalhes básicos que você precisa prestar muita atenção ao escolher o seu kit berço preparamos essa listinha cheia de dicas de segurança:

  • Amarre as almofadas ou fitas laterais bem firme, isso evita o risco de soltar e sufocar o bebê;
  • Garanta que o tecido de todos os itens possíveis seja 100% algodão, só isso já diminui muito as chances de dar alergia na criança;
  • Não encha o berço de travesseiros, pode ser muito perigoso para seu filho;
  • Procure trocar os itens que são almofadas por telas ou pelo menos almofadas mais fininhas;
  • Quando for cobrir a criança com o edredom deixe seus bracinhos por cima, cubra só até o peito;
  • Evite ao máximo peças com itens que podem se desprender, como botões ou miçangas. Se a criança engolir qualquer um desses objetos poderá se engasgar e não conseguir respirar;
  • Lave tudo com muita frequência, não deixe acumular ácaros e bactérias;
  • Escolher um kit que os itens venham com zíper para retirar o enchimento poderá facilitar muito a limpeza;
  • Garanta que o kit é do tamanho ideal para o berço que escolher. Tanto maior ou menor que o berço pode causar problemas.

Como você pôde observar, são detalhes que normalmente não prestaríamos atenção. Principalmente para pais de primeira viagem onde tudo é novo, é preciso ter essas informações que além de práticas ainda refletem sobre o quão frágil é um bebê.

Como escolher o kit berço do seu bebê?

Na hora de escolher o seu kit berço você pesquisará os preços, irá analisar a decoração e toda essa parte cheia de emoção da escolha do enxoval. Mas além disso precisará lembrar de todas essas questões de segurança e encontrar um que combine as três partes:

Preço, decoração e segurança!

O que é legal de pensar também é que o berço e seu kit será para os momentos de descanso do seu bebê. O legal é focar em cores fracas, neutras. Afinal cores muito vivas serão um estímulo para a criança e não um tranquilizante.

Pensando também lá na pedagogia de Maria Montessori, o quanto mais simples e neutro melhor. A criança já terá um mundo inteiro para se adaptar e admirar, não tem porque sobrecarregar de cores e objetos o quarto.

Conclusão

O quarto do bebê ainda possui diversas coisas a serem pensadas, mas esse cantinho com o berço e o kit berço sem dúvidas serão os que mais afetarão a criança. Pensar bem em ambos, pesquisando e estudando-os é essencial para garantir o bem estar do seu filho.

Agora, mesmo sendo itens muito importantes você precisa ter calma. Respire fundo e pense nas coisas boas também. Ficar pensando em todos os riscos para o seu bebê apenas dentro do berço pode ser assustador, mas vai dar tudo certo!

Pense que você e todas as outras pessoas que você conhece já passaram por essa etapa, e olha que seus pais nem tinham tantas informações quanto você!

Conhecer os objetos que serão necessários para a rotina do seu bebê é básico, conhecer seus riscos é essencial e saber evitar o que for possível é o melhor a fazer.

O sono do seu bebê é muito importante para crescer com tranquilidade e todo o amor que você dará. O berço e o kit berço serão apenas um dos itens que te ajudarão a passar por milhares de momentos felizes com muito amor e felicidade!

Você conhece outras pessoas que estão com um bebê a caminho? Compartilhe esse texto e ajude-os nessa nova etapa!

Receba as novidades

No spam guarantee.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *