Quando você tem o seu primeiro filho aparecem pessoas por todos os lados te dando mil e uma dicas. Algumas fazem sentido, outras parecem meio malucas e você fica sem saber em quem acreditar.

Um item que está ganhando bastante destaque entre as conversas sobre maternidade é o colar de âmbar. Uma peça usada para acalmar e proteger as crianças.

Entre tantas dicas e histórias contadas e recontadas é normal que você duvide quando falam de um objeto com todo esse potencial. Mas você não precisa se preocupar, há muito conteúdo por trás do colar de âmbar.

Por isso neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre essa peça tão curiosa através dos seguintes tópicos:

    • O que é âmbar?
    • Quais são as cores do âmbar?
    • Qual a história por trás do uso do âmbar?
    • Seus efeitos são crença popular ou há estudos sobre?
    • Quais as crenças populares sobre o âmbar?
    • Quais os benefícios de usar um colar de âmbar?
    • Por que colocar em bebês e crianças?
    • Como é indicado o uso para os pequenos?
    • Como escolher o colar de âmbar do meu bebê?
    • O colar funciona para adultos também?
    • O que as celebridades acham dele?
    • Existem outros itens que me ajudam a tranquilizar meu bebê?
    • E para aumentar a imunidade?

Está curiosa? Então venha conosco aprender sobre o colar de âmbar!

O que é o âmbar?

Observando o âmbar parece apenas uma pedra, entre os diversos tipos encontrados mundo afora. Só que na verdade é uma resina de árvore fossilizada ao que dizem ser 50 milhões de anos.

Acredita-se ainda que essa resina veio de um tipo de pinheiro que já nem existe há mais de milênios!

É comum que no âmbar tenha sido fossilizado junto com a resina da árvore, insetos e pequenos bichinhos. Infelizmente há pessoas que falsificam, acrescentando insetos atuais para deixar o âmbar mais valioso.

O âmbar é muito conhecido como Âmbar Báltico pois é encontrado nas regiões banhadas pelo mar Báltico. Ele é considerado o tipo de âmbar mais raro e valioso.

Você sabe quais são as possíveis cores do âmbar? Descubra no próximo tópico…

Quais são as cores do âmbar?

Por ser orgânico e influenciado por diversos fatores externos, as tonalidades do âmbar báltico podem ser bem diferentes do laranja e amarelo. Por diversas questões da natureza, o âmbar pode ter mais de 200 tonalidades diferentes de cor.

Essas possibilidades acontecem devido ao clima, as próprias resinas, por reações químicas, pela água, pelo solo e até por alguma substância ou animal presente na árvore. Cada um desses itens combinados acabou gerando essas tantas opções de tons.

O âmbar chega a ser considerado uma das grandes jóias da natureza, as cores verde, azul e vermelho são muito raras e muito desejadas pelos joalheiros.

Em um único pedacinho de âmbar você consegue ver até dez tonalidades diferentes de cor, um verdadeiro espetáculo da nossa natureza!

Você já sabe o que é e descobriu sobre as possíveis cores, quer saber agora a história por traz desse item tão interessante? Preste atenção que temos muito o que lhe contar!

Qual a história por trás do uso do âmbar?

O âmbar é utilizado pelo homem desde a Idade da Pedra, chegou a ser encontrado na Alemanha um amuleto feito de âmbar que tinha mais de trinta mil anos. Hipócrates, o grande pai da Medicina, chegou a realizar estudos sobre suas propriedades medicinais que foram estudadas e reverenciadas até a Idade Média.

O âmbar fez parte de diversas civilizações da antiguidade como Egito, Grécia, Fenícia, Assíria, Mesopotâmia e Roma.

Seus efeitos são crença popular ou há estudos sobre?

Há diversas crenças que vem lá dos povos antigos sobre o âmbar, mas isso não significa que não seja realmente eficiente. Ainda não existem estudos oficiais sobre o âmbar, mas há milhares de relatos ao redor do mundo.

O que todos entram de acordo é que funciona como um analgésico natural, por isso que tranquiliza e protege os pequenos. Principalmente na época em que os dentinhos começam a nascer, são diversos relatos de melhora para essa etapa tão difícil.

Você tem curiosidade sobre o que as pessoas acreditavam sobre o âmbar? Veja no próximo tópico…

Quais as crenças populares sobre o âmbar?

Os Egípcios acreditavam que o âmbar era um reservatório de energia solar. Como eles idolatravam o deus Rá, o deus do sol, o âmbar era um item muito valioso. Apesar de ser muito raro para a região foram encontradas joias com âmbar em muitos túmulos egípcios.

Como não sabiam a origem os povos antigos sempre consideraram o âmbar um material místico. Os Gregos chegaram a acreditar que era a Pedra da Vitória e que se originou das lágrimas solidificadas das Helíades.

O âmbar chegou a ser mencionado no livro A Odisséia de Homero, famoso até os dias de hoje.

Vamos agora entrar para a realidade? Quais são os benefícios tão comentados sobre o âmbar? Porque vale a pena investir em um?

Quais os benefícios de usar um colar de âmbar?

Como já comentamos aqui no texto, um colar de âmbar utilizado em contato direto com a pele serve como um analgésico natural. Só que os benefícios podem ir muito além disso. Utilizar um colar de âmbar pode ajudar você nos seguintes quesitos:

  • Melhora a imunidade;
  • É anti-inflamatório;
  • É um relaxante neuromuscular;
  • Acelera o processo de cura;
  • Equilibra os ácidos e a energia do corpo.

Esses são os benefícios que um colar de âmbar pode proporcionar, agora vamos analisar mais focadas nos bebês? Por que será que as mamães amam tanto o colar de âmbar?

Por que colocar em bebês e crianças?

Quando os bebês começam a se aproximar dos seis meses eles entram em um momento muito difícil. Nessa época começa a nascer os seus primeiros dentinhos, apesar de ser um momento emocionante para os pais é muito doloroso ao neném.

Essa é a fase em que os efeitos do colar de âmbar podem ser mais visíveis!

Mães do mundo inteiro já relataram melhoras ao colocarem o colar de âmbar na criança durante a fase da dentição. Ficaram mais calmas e com menos dores, um efeito muito bom!

Além disso também há diversos relatos de bebês que começaram a dormir mais tranquilos, com menos interrupções durante a noite.

Durante os primeiros anos de vida as crianças também são muito mais propícias a pegar gripes e resfriados. O âmbar com seu efeito analgésico acelera a cura, diminuindo muito as febres, dores de garganta e outros sintomas do resfriado.

Calmante, melhora do sistema imunológico e menos dores, já são motivos o suficiente para dar um para o seu filho, não é mesmo? Entenda agora como ele deve ser usado, quais são os perigos e cuidados que você precisará ter…

Como é indicado o uso para os pequenos?

Para que os efeitos do âmbar realmente aconteçam ele deverá estar sempre em contato com a pele. O acessório pode ser usado como colar, pulseira ou até tornozeleira. Quanto mais tempo conseguir deixar o colar na criança, melhor!

Mesmo sabendo a forma adequada de se usar você também precisa pensar nos perigos existentes e nos cuidados que deverá tomar caso decida adquirir um.

Apesar de seus efeitos incríveis e relatos no mundo todo, muitos especialistas são contra o uso de colares em bebês. A Associação Brasileira de Pediatria, ABP, já chegou a postar uma nota contra o uso desse tipo de item.

A explicação que eles deram é que um bebê ou uma criança ainda muito pequena poderá se enforcar ou se asfixiar facilmente com o item, principalmente na hora de dormir. Ou caso a peça arrebente poderá até se engasgar.

Por isso é preciso sim muito cuidado com o colar e qual qualquer outro objeto quando estamos falando de um bebê. Para te ajudar preparamos uma listinha para você, acompanhe abaixo:

  • Evite de molhar o colar, para não desgastar a cordinha;
  • Deixe o colar no bebê somente quando realmente estiver por perto e dando a atenção necessária;
  • Tire o colar ao dormir;
  • Dê preferência em usar como tornozeleira, diminuindo muito o risco de machucar a criança;
  • Não deixe o acessório apertado demais;
  • Nem muito solto já que o bebê pode conseguir tirar;
  • Avise a pediatra sobre o uso;
  • Tente utilizar formas alternativas para acalmar o seu bebê.

Você já aprendeu as formas de usar, aprendeu a deixar em contato direto com a pele e ainda a evitar perigosos. Que tal aprender agora como escolher o colar para o seu bebê?

Como escolher o colar de âmbar do meu bebê?

Mesmo sendo um acessório tão simples há diversas opções de tamanhos, cores e entre outras coisas. São detalhes que muita gente nem dá importância ou nem sabe o que significa e quando o colar chega, se decepciona.

Por isso vamos abordar algumas coisas que você deve prestar atenção na hora de escolher o colar para o seu filho, pegue seu papel e caneta e acompanhe conosco:

O tamanho do colar

O colar de âmbar pode ser usado desde os primeiros anos de vida até as idades mais avançadas. Consequentemente os tamanhos acabam variando e você precisará dar certa atenção a isso.

    • Para um bebê o tamanho de colar de âmbar ideal é de 32 cm;
    • Para uma criança o tamanho poderá ser de 38 cm;
    • Já para um adulto o tamanho deverá ser a partir de 45 cm.

A autenticidade

Infelizmente por ser um produto encontrado somente no norte da Europa, com alta procura e valores altos, tem pessoas que falsificam o âmbar. Só que um acessório falso não fará efeito nenhum, sendo apenas dinheiro desperdiçado.

Para evitar que isso aconteça você pode solicitar um certificado que comprove a procedência do material ou se for realizar a compra presencialmente fazer um teste de autenticidade.

Veja como fazer o teste de autenticidade do seu colar de âmbar passo a passo:

  1. Coloque uma ou duas gotas de acetona ou álcool em uma das contas do colar. Se ficar viscosa, pegajosa ou alterar a cor, não é âmbar.
  2. Misture uma parte de sal com duas de água e dissolva. Coloque uma peça de âmbar: se boiar, é autêntica.
  3. O âmbar é morno ao toque, bem diferente das imitações de vidro, que são sempre mais frias que a sua pele.

A tonalidade

Como já comentamos, o âmbar pode ter em torno de 200 cores diferentes, então haverá muitas opções no mercado. Esse item é totalmente pessoal, de acordo com o seu gosto ou da criança.

Não precisa se preocupar, a cor do âmbar não afetará em nada nos seus benefícios.

O tipo de fecho

Normalmente há duas opções de fecho, o de pressão e o de rosca. O de pressão é um encaixe de plástico coberto por âmbar. O de rosca também é feito de plástico e coberto por âmbar, mas logicamente ele é de rosquear.

Como saber a melhor opção?

O fecho de pressão é muito mais prático de colocar, no entanto, caso prenda em qualquer coisa poderá se abrir. Já o de rosquear é um pouco mais chatinho, tanto para fechar quanto para abrir.

Caso seja para um bebê ou criança a melhor opção é o fecho com rosca, pois diminuirá as chances do pequeno abrir sozinho.

O modelo

Há também muitas opções de formatos das contas, as pedrinhas de âmbar. Algumas são mais achatadas, outras mais arredondadas. Os nomes dados a esses modelos são: chips, arredondado, barroco, olive ou premium.

Esse quesito também não afeta em nada os efeitos terapêuticos do colar de âmbar, mas deve ter cuidado se for para criança. Opções com as contas muito pequenininhas ou muito pontudas podem ser perigosas.

O polimento

Quando você for comprar o seu colar de âmbar encontrará opções em que na descrição estará escrito polido ou não polido.

Quando o âmbar não está polido é porque ele está em seu estado natural, sem tratamentos em cima. Por isso ele apresenta cores foscas.

Quando está descrito que o âmbar é polido é porque ele terá passado por alguns tratamentos, estará como a própria palavra diz, polido. Nesse estado ele costuma ser mais brilhante e translúcido.

Em dois outros detalhes

Para finalizar os quesitos que você deverá prestar atenção na hora de comprar o seu colar de âmbar temos dois detalhes:

  • Se o colar tem ou não nós entre cada conta, cada pedrinha de âmbar. Os nós impedem que todas as contas caiam caso o colar se rompa, o que deixa mais seguro para usar nas kids.
  • O fio do colar, fios de algodão costumam ser muito mais resistentes que os demais. Por isso é importante verificar qual é o tipo de fio para escolher um de melhor qualidade.

Agora que você já aprendeu a escolher o seu colar de âmbar prestando atenção em diversos detalhes, vamos descobrir o que as celebridades acham dele?

O que as celebridades acham dele?

Muita coisa ganha visibilidade e começa a ser discutida depois de ser vista com alguma celebridade. No caso do colar de âmbar não foi diferente! Aqui no Brasil, a Gisele Bündchen, a Miranda Kerr, a Bárbara Borges e a Rachel Zoe já colocaram o colar nos seus pequenos.

Inclusive a Bárbara Borges, após algumas pessoas se pronunciarem quanto aos perigos, falou que o objeto é seguro. Que comprou o colar com nós entre as contas, não tendo o menor risco de seu filho se engasgar com alguma delas.

Ela falou também que o colar de âmbar é uma forma da criança estar sempre em contato com a natureza.

Não ficou convencida de que o colar de âmbar é uma boa opção para o seu bebê? Não tem problema, no próximo tópico você irá descobrir outros itens que podem te ajudar!

Existem outros itens que me ajudam a tranquilizar meu bebê?

Assim como nós adultos, terá dias que o seu bebê estará mais agitado ou até irritado. Encontrar formas para tranquilizar, acalmar, a criança é essencial tanto para ela quanto para o seu bem estar.

Para acalmar você pode fazer uma massagem, colocar uma música tranquila ou até dar um banho de ervas. Sons de chuva e do mar são ótimos, já que de alguma forma lembra os sons de quando a criança estava lá dentro da barriga da mamãe.

Caso essas ações não sejam uma opção e ainda não tenha interesse no colar de âmbar, você pode tentar utilizar algum dos objetos a seguir:

  • O pote da calma, inclusive temos um conteúdo sobre isso aqui no blog! Clique aqui e descubra;
  • Uma naninha, faz o bebê se sentir mais tranquilo e seguro mesmo estando afastado da mãe;
  • Um mordedor;
  • Brinquedos que possuem diferentes texturas.

O colar de âmbar também auxilia na imunidade da criança, existem outras coisas que fazem isso também?

E para aumentar a imunidade?

Você consegue aumentar a imunidade do seu filho apenas tendo os cuidados básicos e uma rotina saudável. Isso inclui:

  • Uma alimentação bem equilibrada, com todas as vitaminas necessárias;
  • Atividades ao ar livre, parques e pracinhas são uma ótima opção. As bactérias presentes na natureza ajudam muito no crescimento saudável;
  • Atividades físicas, ficar só no celular, televisão ou no computador não é coisa de criança não, muito menos bebê! Criança tem que pular, dançar, se esticar e explorar os movimentos que seu corpinho pode fazer;
  • Pegar sol, claro que é preciso cuidados e que ninguém irá ficar parado embaixo do sol por horas para queimar. No entanto, os raios solares possuem vitamina D, essencial para todos nós;
  • Estar com a vacinação em dia, muitos pais têm medo de vacinar pois acham que ela provoca problemas. Mas gente, aquela gripe depois da vacina não é nada perto das doenças seríssimas que elas evitam!
  • A higiene, tomo mundo precisa de banho, escovar os dentes e todos esses cuidados. Nada de deixar a fralda suja na criança, além de desconfortável e nojento pode até provocar assaduras;
  • Busque amamentar o seu bebê até os seis meses de idade, assim a imunidade da mãe será repassada para a criança.

Você viu que tem diversos outros meios para tranquilizar e aumentar a imunidade do seu filho além do colar de âmbar. Agora, você sabia que o âmbar também faz efeito em adultos?

O colar funciona para adultos também?

O colar de âmbar também ajuda nós adultos no dia a dia, com pequenos benefícios que podem fazer toda a diferença em nossa rotina. Mesmo sendo muito indicado aos bebês em fase de dentição, os efeitos do âmbar não são exclusivos das crianças.

O âmbar pode ajudar muito na saúde dos adultos também:

  • Para aqueles que acreditam, o âmbar age diretamente no 3º chakra, equilibrando as energias corporais;
  • É um antibiótico natural;
  • Estimula e melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda no tratamento de artrites, tendinites e reumatismo;
  • Diminui inflamações, como por exemplo a de garganta;
  • Auxilia na alcalinização do sangue, já que é um antioxidante;
  • Segundo crenças populares ainda remove energias negativas e influências psíquicas de outras pessoas.

Lembrando que o âmbar é uma resina fossilizada, seus efeitos medicinais são totalmente naturais. Só que levam mais tempo que um remédio comum e precisa estar em contato com a pele o máximo possível.

O legal do âmbar é que diferente de muitos remédios, até hoje não foram registrados efeitos colaterais. Apenas benefícios ao nosso corpo.

Conclusão

Como você pode observar ao longo deste artigo, o âmbar apesar de extremamente atrativo não é a única opção para te ajudar a acalmar e tranquilizar o seu filho. Só que é uma opção que está aqui, milhares de pessoas gostaram e utilizaram nos últimos anos.

Existem as questões de segurança quanto a crianças pequenas e bebês, mas utilizando com consciência e cuidado é muito difícil um problema desses realmente acontecer. Quando você pensa na saúde do seu filho é sempre bom aprender tudo que pode ser usado ao seu favor. Quando você é mãe, existirá muitos momentos em que nada funcionará, você estará exausta e preocupada.

Não tem nada de errado nisso, todas as mães passam por isso em algum momento. Por isso, cabe a você colocar na balança os efeitos negativos, perigos e cuidados. Para que você mesma decida se é ou não uma boa opção para o seu bebê e até para você.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo, qualquer dúvida é só deixar nos comentários. Não esqueça também de compartilhar esse texto com os seus amigos e familiares!

 

Receba as novidades

No spam guarantee.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *