Bombinha de tirar leite

Com a maternidade o nosso corpo muda muito, se adapta e apresenta necessidades diferentes. Uma dessas etapas da maternidade é a necessidade de usar uma bombinha para tirar o leite do seu peito.

Esse é um tópico que gera muitas dúvidas e até mesmo inseguranças. Por isso irei esclarecer alguns pontos essenciais sobre a extração de leite materno aqui nesse post. Você irá saber mais sobre os seguintes pontos:

  • Quando usar a bombinha de tirar leite
  • Benefício de usar a famosa bombinha
  • Quanto tempo demora cada uso
  • Quais são os tipos de bombinhas do mercado
  • Reviews das mães de plantão

Você está pronta para tirar as suas dúvidas e melhorar ainda mais a sua rotina? Então preste bem atenção…

Quando usar a bombinha de tirar leite

Você não deve utilizar a bomba para tirar leite quando o seu filho ainda é um recém nascido, em seu primeiro mês de vida. Já que a produção de leite ainda é muito recente e poderá ser afetada de uma maneira negativa.

Todas nós sabemos que o mais recomendado para os bebês é a amamentação. No entanto, há diversos outros fatores que trazem a necessidade de bombear o leite. Dá uma olhada abaixo:

Se o seu bebê é prematuro

Essa é uma exceção para a questão do primeiro mês de vida. Quando o seu bebê nasce prematuro pode haver a necessidade de extrair leite, por dificuldades de agarrar o peito e realizar a sucção. Nessa situação vale utilizar a mamadeira para alimentar o pequeno com o leite materno. Isso também é válido para quando a criança nasce com alguma deformidade na boca ou no palato.

Quando se produz muito leite

Se você estiver com excesso de leite, poderá bombear uma parte, deixando mais tranquilo para a amamentação do seu filho. Além da possibilidade de reservar para outros momentos ou mesmo doar para um banco de leite materno.

Se não produz o suficiente

Quanto mais leite você tira, mais leite o seu corpo irá produzir. Então a extração com a bomba poderá ajudar muito a aumentar a produção de leite materno. O que ajudará ainda mais na nutrição do seu pequeno.

Quando quiser dividir esse momento

Quem já é mãe ou já viu de pertinho um bebê crescer sabe como os primeiros meses são difíceis. A rotina de amamentar e colocar para dormir independente do horário do dia ou da noite são desafiadores. Poder dividir isso com alguém como o pai, os avós ou uma babá poderá deixar a rotina de todos bem mais leve. Além de dar a todos a oportunidade de criar um laço maior com o bebê e guardar de lembrança esses momentos tão especiais.

Se você decidir doar leite materno

Infelizmente nem todas as crianças tem a mãe para realizar a amamentação. São diversas as situações que podem levar a isso e uma boa ação poderá fazer toda a diferença na vida desses pequenos. Doar leite materno para um banco de leite da sua região é um ato nobre!

Quando precisa se ausentar

Todo mundo fala sobre bombear o leite para poder voltar a trabalhar, mas às vezes podem ser até necessidades mais simples. Você querer ir ao mercado sem se preocupar que o bebê pode acordar com fome, ir tomar um café com uma amiga ou mesmo estudar. Ter o leite disponível sem a necessidade de você estar lá poderá dar oportunidade de ir voltando com essas atividades aos pouquinhos.

Se você precisar de alguma medicação

Tudo o que você ingere o seu bebê estará ingerindo também, por isso é preciso se preparar. Caso haja a necessidade de utilizar algum tipo de medicação, o ideal é reservar o leite para aquele período. Garantindo assim a saúde do seu filho.

Benefício de usar a famosa bombinha

Depois de tudo que expliquei aqui, acredito que o maior benefício de usar bombinha de tirar leite é o equilíbrio. A oportunidade de manter a melhor nutrição para o seu bebê e ainda assim ter tempo. É cuidar da sua saúde, sem afetar a do seu pequeno. É ajudar outros bebês a garantir a nutrição necessária para crescerem saudáveis, mesmo sem a mamãe por perto.

Quanto tempo demora cada uso

Você poderá levar entre 15 e 45 minutos para bombear o leite, dependendo da sua prática e adaptação. A bombinha de tirar leite irá simular a sucção do bebê no seu seio, evitando ao máximo que você sinta qualquer dor ou desconforto.

Uma dica para facilitar o processo é que você tire o leite pela manhã, após amamentar seu neném pela primeira vez no dia. Assim você aproveitará uma produção maior, já que fará mais tempo desde a última vez que você deu peito para o seu filho.

Decidiu que irá implementar essa prática no dia a dia? Dê uma olhada nas opções de bombinhas mais populares…

Quais são os tipos de bombinhas no mercado

à primeira coisa que você precisa saber na hora de escolher uma bombinha de tirar leite é se você está em busca de uma manual ou elétrica.

As bombinhas manuais são mais em conta, não fazem muito barulho e são bem mais leves. Porém, nem sempre são as mais confortáveis, é preciso pressionar a ferramenta com as mãos para retirar o leite. O que pode tornar o processo mais demorado e cansativo. É uma boa opção para pouco fluxo ou pouco no seu dia a dia.

Já a bombinha de tirar leite elétrica é sem dúvidas mais cara e um pouco mais pesada. Mas tem como vantagem a velocidade e o conforto de escolher pressão e velocidade de sucção, deixando mais parecido com a amamentação. Essa opção é mais recomendada para quem precisa extrair o leite mais frequentemente.

Sabendo dessas duas distinções entre bombinhas tira leite, veja os modelos presentes no mercado:

Bombinha de tirar leite manual Breast Pump

Essa é uma opção fabrica pela marca Mam, bem conhecida entre as mamães de plantão. A bombinha de tirar leite manual Breast Pump é focada em segurança máxima durante a sua amamentação. Conta com um funil ajustável que gira 360 graus, facilitando o uso de diferentes posições para a extração do leite. 

O produto também vem com 4 almofadas para que auxiliam na pegada. Permite ajustes individuais de para a sucção e uma alavanca com formato ergonômico. Um dos grandes diferenciais é a facilidade para a limpeza: são apenas 4 peças para a higienização.

Extrator de leite manual Pétala da Philips Avent

Quando falamos sobre mamadeiras aqui no blog, mostramos diversos pontos sobre a marca Avent. Com a bombinha de tirar leite não seria diferente, a qualidade dos produtos continuam inquestionáveis.

A bombinha da Avent possui pétalas de conforto que imitam o movimento de sugar do bebê. Permitindo assim uma extração mais natural no seu dia a dia. O manuseio é simples e a limpeza é fácil, além disso o produto é livre de bisfenol. 

O extrator é compacto, leve e prático para levar para qualquer lugar. A bombinha ainda possui um recipiente que vira uma mamadeira que pode ser colocado na geladeira para conservar por mais tempo.

Bomba extratora de leite elétrica Multikids

A bombinha para extrair leite da Multikids é manual, leve e prática. Seu material de fabricação é polipropileno e silicone. É ergonômica e vem com uma almofada em silicone macio, estimulando o seu fluxo de leite durante o processo de extração. Proporciona suavidade e eficiente através de uma massagem agradável.

Bomba elétrica extratora de leite Swing Medela

A extratora Medela é extremamente popular na internet, mesmo com um preço consideravelmente acima das outras opções. O grande diferencial é que é possível extrair um alto volume de leite, conforme você se adaptar.

A bomba Swing Medela possui dois tipos de sucções e diversas velocidades para você manusear. Assim você consegue deixar o mais próximo possível da sucção do seu filho.

Reviews das mães de plantão

Ouvir a opinião de outras mamães sempre é importante, afinal elas já passaram pela situação em que você está agora. Por isso separamos algumas reviews, comentários, que encontramos na internet sobre as bombinhas de tirar leite. Veja a seguir: 

“A minha é manual, da marca G-TECH. Paguei R$90,00 e levo cerca de 10 minutos para tirar 150 ml. Gosto bastante dela.”

“Eu tirava 160 ml em 15 minutos. Para armazenar eu comprei uns saquinhos da mesma marca da bomba (Medela) super práticos , recomendo!”

“Eu suuuuper recomendo. Comprei uma manual da MEDELA, paguei R$ 123,00. Uso desde que minha filha tinha 3 dias. Estou trabalhando e a Alice está com 7 meses, ainda tiro leite no serviço. em razão dela estar comendo outras coisas, tiro uma vez só, na hora do almoço, levo uns 10 minutos para tirar 120 a 140 ml, É só o que tenho, kkkk. Outras 3 vezes dou o peito pra ela. Antes tirava mais vezes, conforme os horários que ela mamava em casa. Mas não acho mais tão necessário. Congelava o leite e ela mamava outro dia.

Compre pois vale a pena. Se puder comprar uma elétrica acho que é melhor. Menos esforço. Mas essa da Medela não dói e não cansa.”

Relatos das mamães tirados do fórum BabyCenter

“Você precisa ver até quando pretende continuar dando seu leite para o bebê.

Se for por um longo tempo vale a pena investir em uma boa bomba de tirar leite.”

“Essa bomba de leite da foto é da G-tech e é elétrica, é muito boa e não é tão cara.”

“Eu comprei da marca medela, pois é a melhor que tem, dependendo da marca que você comprar diminuirá o seu leite e logo você desistirá de usar. Voltei a trabalhar quando minha bebê tinha 15 dias, hoje ela tem 3 meses e continuo tirando. Leve para o serviço, assim você tira durante o dia e não corre o risco do leite diminuir.”’

Relatos das mamães em outro tópico sobre o assunto

Conclusão

Não existe uma opção errada na hora de escolher a bombinha de tirar leite. O que pode existir é aquela que se adaptará melhor às suas necessidades. Seja Avent, Mam, Medela ou Multikids o que importa é a eficiência para você.

Compre a que você acredita ser a ideal, teste as funcionalidades e faça o possível para ficar tranquila durante o processo. Depois volte aqui e conte a sua experiência nos comentários!

Gostou de aprender mais sobre a bombinha tira leite? Você também pode gostar do seguinte:

Colar de âmbar – Benefícios e cuidados para o seu bebê

Saiba como escolher o carrinho de bebê certo para o seu filho

Como escolher a mamadeira certa – Avent e Mam

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *