Atividades para Pascoa

Datas comemorativas são mais do que especiais para a criançada. São nelas que os pequenos se divertem e criam memórias para a vida toda. Também são oportunidades de parar um pouco a rotina e ter aquele tempo de qualidade com toda a família.

Na Páscoa não poderia ser diferente, por isso preparamos esse conteúdo com 9 atividades para vocês se divertirem muito nesse dia tão especial. Escolha a melhor atividade e aproveite o momento com o seu filho!

Preparada? Então vamos lá…

1 – Coelhinho com rolinho de papel higiênico

Essa é uma atividade de Páscoa muito simples de fazer ensinada passo a passo no blog Materniarte. De uma maneira resumida, é só cortar duas tiras do rolo de papel higiênico e grampear ou colar com cola quente no topo, como se fossem as orelhinhas.

Dependendo da idade da criança ela pode fazer do início ao fim, mas se for muito pequena é melhor já deixar preparado.

Depois disso vocês podem decorar o coelhinho como quiserem, pintar, desenhar o rostinho e quem sabe até decorar a casa com a obra de arte. Sem dúvidas eles vão amar!

2 – Confeccionar um ninho para o coelhinho

O ninho de Páscoa é uma das atividades mais tradicionais para se fazer com as crianças. Vocês podem usar caixa de leite, caixa de sapato, uma cesta de verdade ou o que a criatividade de vocês permitir.

Dá para pintar, usar glitter, papel crepom e até mesmo tiras de jornais ou revistas para deixar mais parecido com um ninho por dentro. Tudo isso sempre conversando sobre preparar o ninho para o coelhinho, com todas essas histórias tão legais para as crianças.

3 – Pintar o ovo de páscoa com cotonete

Pintura com cotonete é uma atividade sugerida no canal do Youtube 4 ou 5 Retas. A ideia pode ser facilmente adaptada para o clima da Páscoa: é só pegar uma folha de papel, desenhar a forma de um ovo e deixar as crianças decorar fazendo pontinhos de tinta com o cotonete. 

É simples e divertido, vocês ainda podem escrever uma mensagem no verso e dar como um cartão de “Feliz Páscoa” para algum familiar querido. 

4 – Hora da cantiga

Crianças amam cantar, por que não explorar esse lado nessa data também? Um exemplo bem legal é o clássico abaixo, que além de trazer a cultura da páscoa também ajuda a trabalhar as cores e a contagem.

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

Um ovo, dois ovos, três ovos assim

Um ovo, dois ovos, três ovos assim.

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?

Azul, amarelo e vermelho também

Azul, amarelo e vermelho também.”

Clicando aqui você consegue ver as letras de outras quatro cantigas de Páscoa preparadas pelo site Terra.

5 – Caça aos ovos de páscoa

A hora de encontrar o ninho feito pelos pequenos, cheio de doces, pode ser ainda mais emocionante do que apenas acordar e ir até onde eles haviam deixado. Você pode tornar a brincadeira em uma caça aos ninhos ou somente aos ovos de páscoa ou aos dois.

O legal é criar várias pistas pelo caminho, para ajudar a criançada a desvendar o mistério da Páscoa. Onde foi que o coelhinho escondeu os seus itens tão especiais.

Para fazer isso é muito simples, dá para desenhar as marcas das patinhas do coelhinho com giz de quadro pelo chão. Deixar algumas cenourinhas mordidas pelo caminho para as crianças encontraram e sempre incentivar a imaginação dos pequenos.

6 – Pintar ovos de verdade

Hoje essa atividade já não é mais tão comum quanto antigamente, mas ainda é algo divertido e diferente de se fazer com as crianças para a Páscoa. A atividade precisa de uma pré-produção, pegando os ovos e tirando o conteúdo de dentro de cada um sem estragar toda a casca.

Depois de esvaziados e higienizados, é só juntar tinta e glitter e usar a criatividade para decorar os ovinhos. Depois de secos, é possível colocar coisas dentro como balas de goma, amendoim ou outros doces pequenos. Para fechar, é só utilizar forminhas de brigadeiro e pronto!

7 – Corrida do ovo na colher

Outra atividade clássica que podemos fazer na Páscoa, mas para essa precisa mais de uma pessoa. É ótima para as famílias com mais de uma criança, mas os pais sempre podem entrar na brincadeira também, é claro.

Nessa atividade vocês só precisam de dois itens: uma colher e um ovo para cada um dos participantes.

8 – Filmes e livros temáticos

Histórias são ferramentas incríveis para ensinar as crianças sobre as nossas culturas e crenças. Também são uma forma incrível para incentivar a imaginação e criatividade, habilidades essenciais tanto para a vida pessoal quanto para o mercado de trabalho no futuro.

Seja através de livros, filmes ou histórias contadas boca a boca, sempre é uma boa maneira de passar o tempo com os pequenos.

Para facilitar um pouco a execução dessa atividade para a Páscoa, já separamos três opções de filmes perfeitos para a data. Vem ver um pouco mais com a gente:

A Origem dos Guardiões

Essa é uma história que já trouxemos aqui no blog no artigo “Dicas de 13 filmes para assistir com as crianças”. Como um dos personagens principais é nada mais nada menos que o próprio Coelho da Páscoa, não tinha como deixarmos de fora, não é mesmo?

Nessa trama, um menino chamado Jack Frost, junto com a Fada do Dente, Papai Noel e o  Coelhinho da Páscoa, travam uma batalha contra o bicho-papão, a forma física de todos os medos, descrenças e pesadelos.

É uma história linda, cheia de magia para as crianças se divertirem muito!

Pedro coelho 

Outra opção é o filme do Pedro Coelho, que apesar de não ser com a temática já gera várias risadas através de um coelho bem rebelde. O Pedro está sempre aprontando todas na horta do vizinho, até que sua dona se apaixona pelo dono da casa ao lado!

Hop: Rebelde sem Páscoa

Filme divertido, que fala da tradição do Coelho da Páscoa e ainda tem um personagem pronto para ir atrás dos seus sonhos? Essa é a história perfeita! Nesse filme um coelho tem o sonho de fazer sucesso na música tocando bateria. Enquanto o pai dele quer que ele continue a tradição da família sendo o Coelho da Páscoa.

9 – Carimbo de batata

Quer algo mais desafiador ou diferente? Que tal criar carimbos com as batatas que estão sobrando na cozinha?

A parte do corte não é recomendada para os pequenos, mas colorir e carimbar diversos papéis é diversão na certa!

O blog Brinca Comigo deu vários detalhes dessa atividade, para ela é preciso batata, algo para cortar, tinta e papel em branco para carimbar. Cortando a batata no meio o formato fica bem parecido com um ovo, é só acrescentar alguns detalhes como linhas em zig zag ou bolinhas. Assim você enche de tinta e decora o papel com diversos ovos de páscoa bem diferentes.

Essas foram as nossas 9 dicas de atividades para essa Páscoa com os pequenos. Se você souber de qualquer outra coisa que vale a pena experimentar é só contar nos comentários abaixo!

Gostou das ideias? Veja alguns outros conteúdos para deixar a rotina muito mais divertida:

DICAS DE 13 FILMES PARA ASSISTIR COM AS CRIANÇAS!

ATIVIDADES PARA FAZER EM ISOLAMENTO SOCIAL [DE 5 A 10 ANOS]

DICAS DE 16 DESENHOS FÁCEIS DE FAZER COM AS CRIANÇAS!

APRENDA COMO FAZER SLIME NA SUA CASA (RECEITA COMPLETA)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *