Atividades para fazer em isolamento social

Estar sem escola, sem poder ver os amiguinhos em um momento de tantas incertezas é muito complicado. O COVID-19 também afetou muito as nossas crianças e a liberdade de brincar e explorar.

Por isso neste artigo estamos trazendo para você atividades que você pode fazer em tempos de isolamento social. De maneira segura e divertida, dando voz a imaginação dos seus pequenos e trazendo novas habilidades.

Você pode estar pensando, será que afetou mesmo? Será que brincar é um requisito que precisa de atenção? 

A importância do brincar

Brincar é essencial para qualquer criança, não é perda de tempo e não acontece à toa. É através das brincadeiras que as crianças aprendem a controlar o corpo, desenvolvem linguagem e o próprio vocabulário.

Também é através do brincar que as crianças aprendem a controlar suas emoções, seja, ganhando, perdendo ou tendo muita dificuldade em alguma coisa.

Com as brincadeiras elas podem desenvolver a motricidade grossa, motricidade fina e até mesmo habilidades como liderança e planejamento.

Incentivar o brincar é super importante em qualquer família, principalmente no momento em que estamos vivendo agora.

Um bom jeito de dar o primeiro passo para esse universo do brincar é organizando o tempo que vocês tem disponível em casa…

Como montar uma rotina

Ter uma rotina é essencial para qualquer pessoa, com as crianças não seria diferente. Com essa questão de cancelamento das aulas e isolamento social, as crianças podem acabar sendo muito afetadas.

Não ter uma rotina pode deixá-las confusas, entediadas e até mesmo desencadear comportamentos inadequados. 

Por isso uma a primeira atividade que recomendo fazer com as crianças é montar uma rotina, um cronograma para seguir diariamente ou semana a semana. Senta com eles, conversa, escreva num rascunho e depois passe para um cartaz e pendure em algum lugar da casa.

Nesta rotina você pode colocar atividades básicas como café da manhã, almoço, banho, hora de brincar no pátio e hora da TV/celular.

Entre tudo isso vocês ainda podem colocar uma atividade para a manhã e uma para a tarde, o que provavelmente irá ocupar boa parte do tempo!

Mas que atividades para fazer em isolamento posso colocar nessa rotina? Vamos ver algumas opções bem criativas em cada um dos próximos tópicos….

Escolher um novo hobbie

O seu filho tem vontade de aprender um instrumento? Gosta muito de desenhar? Não para quieto um minuto e ama dançar? Tudo isso poderá ser canalizado com a inclusão de um novo hobbie na rotina.

Mesmo em isolamento ainda é possível fazer aulas de música, dança ou o que quer que seja através de vídeo conferências. Caso você não queira investir o seu dinheiro nisso agora, você ainda pode usar a infinidade de vídeo aulas disponíveis no Youtube gratuitamente.

É uma grande oportunidade para que seus filhos aprender uma habilidade nova e também valorizem a importância de praticar para ficar realmente bom em alguma coisa.

As crianças também gostam de fazer uma bagunça na cozinha? Então veja a nossa próxima sugestão de atividade para fazer em isolamento social!

Hora da cozinha

Você já tentou cozinhar algo com as crianças? Essa é uma atividade que pode levar horas e ser muito educativa e divertida ao mesmo tempo! Você pode trabalhar medidas, o cuidado, à espera, a reação de um ingrediente com o outro…

Uma sugestão de receita que eu dou é fazer cupcakes, assim você poderá dedicar um tempo para o bolo, a cobertura e no final o mais divertido: a decoração.

Aqui vai uma receita de bolo de cenoura para o seu cupcake:

Ingredientes

  • 2 cenouras cortadas em pedaços
  • 1 xícara de açúcar
  • ½  xícara de óleo
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ½ colher de fermento em pó

Preparo

  • Bata no liquidificador as cenouras, o óleo e os ovos;
  • Despeje a mistura em uma tigela e com uma peneira acrescente o açúcar a farinha e o fermento, misture gentilmente;
  • Derrame a mistura nas forminhas de cupcake, caso não seja as de papel, não esqueça de untar com óleo ou manteiga;
  • Asse no forno por em torno de 20 minutos na temperatura de 180 graus celsius.

Depois do preparo do cupcake é só se divertir escolhendo uma cobertura e decoração!

Quer trazer um aprendizado novo sem fazer tanta bagunça ou ter tanto trabalho? Então use e abuse da tecnologia… 

Idioma através da tecnologia 

Sabe aquele tempo que o seu filho passa na frente das telas? Seja celular, tablet, computador ou mesmo televisão… Você pode transformar isso em um momento para aprender um novo idioma!

Mude todos os jogos para a língua desejada e inclusive busque outros mais educativos para esse ensino. Não precisa ser um momento chato de estudos, apenas uma alteração no que a criança já faz para transformar em aprendizado.

Você pode colocar os desenhos em inglês na Netflix, pode buscar por músicas infantis no YouTube e até mesmo contação de história ou Yoga.

A internet tem muita coisa acessível e gratuita, vale muito a pena explorar isso para a evolução do seu bem mais precioso: seu filho ou filha.

Já está usando muito screen time em casa? Que tal colocar um pouco mais de arte?

Projeto pequeno artista

Essa ideia é bem simples, uma semana inteira de arte em casa! Crianças já são conectadas com a arte desde muito cedo. É um jeito de explorar texturas e colocar no papel o que eles vem assimilando sobre o mundo.

Com o projeto “Pequeno Artista” você pode fazer uma semana inteira de projetos dirigidos, deixando a arte da criançada bem “profissional”.

Defina com eles as técnicas que vocês usarão para cada dia, por exemplo: pontilhado, preto e branco, aquarela ou o qualquer outra coisa que decidirem!

Depois de decidir a técnica, peça para as crianças elaborarem um “briefing”, o plano para o projeto delas. Pode ser simples e com lápis de escrever, a ideia é que a criança saiba explicar o que ela vai fazer e como ela fará isso (uma habilidade para a vida toda).

Depois de definir a técnica, montar o rascunho, vocês só precisam pegar os materiais e colocar as mãos a obra!

Lembrando que o projeto “Pequeno Artista” não é só para deixar as crianças desenhando sozinhas não. É para ser algo orientado, que motive os pequenos a se dedicar bastante. Seria muito legal se os alunos também entrassem na brincadeira…

Depois disso você ainda poderá fazer uma segunda atividade aproveitando toda essa prática da semana…

Exposição para a família

Sabe todas esses desenhos, pinturas e projetos que seus filhos fazem o tempo inteiro? Essa é uma atividade para apreciação com muita diversão para a família. 

O primeiro passo é fazer uma seleção de obras com as crianças, separem os melhores projetos, coloquem em molduras, ou com fita nas paredes ou em lugares que vão ficar bem expostos na casa.

O segundo passo é criar a etiqueta das obras de arte. As crianças deverão escrever em um pequeno quadradinho de papel o nome da obra, quando foi feito, sua assinatura e qualquer outra informação importante. Bem em clima de exposição mesmo…

O terceiro passo é todos da casa se arrumarem com as roupas mais bonitas que possuírem. Aquela produção de horas mesmo, até terno e salto alto vale! 

Depois disso é hora de se demonstrar suas habilidades de observações. Vão todos juntos obra por obra, falem o que acharam usando muita imaginação. Tirem fotos e se divirtam! Um jantar ou almoço “chique” também combina muito com a ocasião.

Você precisa que seu filho se movimente um pouco mais para gastar energia? Dá uma olhada na próxima atividade…

Se exercitando dentro de casa

Criança precisa se movimentar, aprender a controlar o seu próprio corpinho e gastar toda essa energia que eles tem todos os dias. A melhor forma de gerenciar essa energia toda é orientando essa correria dos pequenos. Mesmo em uma casa pequena é possível sim se exercitar bastante!

Você pode fazer uma corrida de obstáculos dentro de casa, pode brincar de esconde-esconde ou mesmo explorar algumas ideias mais diferenciadas. Como por exemplo algo que vem ficando popular: Yoga para crianças.

É uma mistura da Yoga com todo esse mundo da imaginação que tem ao redor das crianças. Os pequenos adoram, esticam o corpinho todo, ganham força nos músculos e ainda gastam bastante energia no processo.

Está procurando uma atividade mais tranquilinha? Que tal um pouco de escrita?

Mandando cartas para os amigos

Praticar a escrita é algo super importante após a alfabetização. É assim que a criança irá desenvolver uma comunicação mais correta e fluída, sem erros gramaticais.

Só que praticar por praticar pode acabar não tendo graça nenhuma para os pequenos, por isso você precisará buscar meios mais criativos para incentivar isso.

A minha sugestão para atividade aqui é escrever cartas para os amigos da escola ou até mesmo priminhos. Depois de escrever vocês podem colocar em um envelope e realmente enviar via correios ou deixar embaixo da porta vocês mesmos!

Será melhor ainda se o amiguinho responder e vocês consigam manter essa correspondência até as coisas se normalizarem.

A próxima atividade é mais ampla: O que os seus filhos conhecem além das fronteiras brasileiras? 

Viajando pelo mundo através das telas

Conhecer outras culturas é um aprendizado para a vida. Você aprende a respeitar o diferente, você experimente e se adapta a situações totalmente diferentes. É possível inclusive utilizar esse aprendizado para ver os problemas de outras formas e encontrar diferentes soluções.

Só que viajar não é seguro agora, é preciso esperar.

Por isso a sugestão para essa atividade de isolamento é viajar através das telas!

Escolha como seu filho um país e estude ele durante a semana. Assista vídeos, aprenda curiosidades, a cultura e peça para seu filho observar o que é diferente do Brasil.

Dá até mesmo para fazer uma apresentação da pesquisa, em estilo escolar, para a família toda no último dia.

Assim todos podem estar imersos em uma nova cultura sem nem mesmo colocar os pés para fora de casa. E se a criançada gostar da atividade vocês podem explorar outros países e descobrir ainda mais desse mundão.

Quer alguma atividade um pouco mais relaxada e descontraída? Dá uma olhada na próxima ideia!

Dia do penteado maluco

Você já teve um dia do penteado maluco na escola? Porque não em casa também?

É uma atividade bem divertida que dá para gerar bastante risadas e explorar a criatividade dos seu pequeninos.

Separa um dia para atividade e convide a família para entrar na brincadeira. É legal convidar outros amiguinhos e familiares, assim vocês podem trocar fotos via internet e elegerem o penteado mais maluco de todos!

O seu filho poderá escolher os materiais até escolher umas roupinhas que combinem com o penteado. Algo bem simples que pode ser bem prazeroso para as crianças.

Você também está procurando uma atividade que seu filho ou sua filha possa ter mais contato com a natureza? Então temos uma atividade perfeita a seguir…

Caminhada orientada

Usando máscara e tomando os cuidados necessários, uma caminhada pode ser uma boa opção. Assim é possível ter mais contato com a natureza, absorver vitamina D e ainda redirecionar a energia do seu filho.

Um jeito legal de fazer isso é com uma caçada na natureza, você pode fazer uma lista de coisas que as crianças devem encontrar nessa caminhada. Como por exemplo: folhas secas, uma flor rosa, uma flor amarela, um cogumelo, um trevo ou mesmo uma semente.

Essa caminhada orientada pode ser feita no pátio de casa, na rua que vocês moram ou mesmo em um parque da sua região. Assim vocês podem estar mais próximos da natureza mesmo em meio ao isolamento todo.

Conclusão

Essas foram algumas atividades que podem ser incríveis para esse momento tão complicado que estamos vivendo. As crianças também tem sentimentos e são extremamente observadoras.

Então é essencial garantir o bem estar físico e mental delas. O melhor jeito para resolver isso é brincando. É se divertindo, dando boas risadas e aprendendo muito no processo.

Outra coisa importante para finalizar esse artigo é que as brincadeiras podem sempre ser adaptadas a realidade da sua família. Você sempre pode deixar mais interessante de acordo com as coisas favoritas dos seus pequenos ou mesmo o que você acha que deixará a experiência mais positiva.

Já aplicou alguma dessas atividades com seu filho? Conta para a gente nos comentários como foi a experiência!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *